domingo, 4 de outubro de 2009

Você sabia como os astronautas se aliviam no espaço?

Você sabia: como os astronautas se "aliviam" no espaço?
Domingo, 04 de Outubro de 2009 03:25
Portal Terra

Os astronautas, nas missões espaciais, precisam (e devem) usar o banheiro, como todos nós fazemos em terra. Como não há gravidade, a urina e as fezes não "caem" dentro do vaso sanitário, como ocorre em solo terrestre. Mas, então como os astronautas fazem?

Assim, de acordo com a Dra Thais Russomano, professora da PUCRS e Coordenadora do Centro de Microgravidade/FENG-PUCRS, os banheiros espaciais são adaptados para sugar a urina e as fezes dos astronautas. Quando se trata da urina, há um acoplador para as genitálias femininas e masculinas.

"No caso do homem, ele utiliza uma estrutura em forma de cone que é ligada a um tubo, conectado a um sugador. A urina expelida pelo astronauta é então sugada para um recipiente. Para mulher, o sistema é o mesmo, somente mudando a forma do acoplador que, neste caso, é retangular para garantir um melhor contato. A urina pode depois ser eliminada no espaço ou reciclada para se tornar água potável para uso na missão", diz a professora.

"Quanto às fezes, o processo é parecido com o da urina. O astronauta, homem ou mulher, deve sentar no vaso colocando sobre as coxas barras de estabilização, as quais estão ligadas as laterais do vaso sanitário. No momento da evacuação, como no caso da urina, e ligada à sucção que 'puxa' as fezes para o interior do vaso. Elas depois são eliminadas no espaço", comenta Thais.

Esses dejetos podem, em determinados estudos relativos à fisiologia humana no espaço, ser trazidos à Terra para que sejam analisados. Nestes casos, elas não são eliminadas no espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Time and Date

relojes web gratis

Meus amigos no diHITT

Blog do Professor Aparecido

Meu amigos no diHITT

Seja bem vindo!

O espaço é bem simples, mas está sendo preparado com dedicação para que o visitante sinta à vontade para enriquecê-lo com contribuíções sinceras e interessantes. A intenção é disponibilizar notícias, artigos, conteúdos, que o ajude a enriquecer seus conhecimentos enfim, algo lhe possa ser útil.

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Uma pessoa simples, honesta, bem humorada que adora fazer amizades e ser útil ao próximo. Valorizo a moral, a ética, a verdade, o caráter e detesto arrogância e demagogia. Temente à deus, tenho sonho de ser perfeito aos olhos do Senhor.

Vídeos

Loading...

Pesquisar este blog

Meu amigos no diHITT